Sabedoria é a nossa única necessidade. O único problema que temos é a falta de conhecimento e sabedoria. Nossa grande dificuldade não são os problemas financeiros, mas sim a falta de sabedoria com o dinheiro. Há coisas que muitos desconhecem sobre dinheiro, mas as pessoas que prosperam não apenas sabem como também praticam. Por isso, aqueles não têm o mesmo resultado que estes. Não há, realmente, algo como problemas conjugais, o que há é a falta de sabedoria no casamento: a mulher não sabe lidar com o marido e este também não sabe lidar com ela; e os dois juntos não sabem como lidar com os filhos.
Você percebe que a falta de conhecimento e sabedoria está na base de todos os problemas? Assim, também a multiplicação de uma célula é resultado de algo que precisamos saber. Há algo que os lideres que multiplicam sabem, mas muitos desconhecem e, por isso, não colhem os mesmos resultados que eles. Em nossa vida, a questão primordial diz respeito a agir ou não conforme a sabedoria de Deus. O sábio é sempre reconhecido porque a sabedoria é o que as pessoas mais desejam.Ninguém espera que você seja doutor em coisa alguma, mas eles esperam que você seja sábio. Conhecimento se adquire em escolas, mas sabedoria é algo que procede de Deus.Como líder de célula, você precisa clamar por entendimento, sabedoria e por uma santa lucidez celestial. Nada é mais devastador que um líder insensato, porque ele não complica apenas sua própria vida, mas é capaz de bagunçar a vida de outros.A ignorância tem causado mais problemas do que todas as outras coisas juntas. Na verdade, o alvo do diabo é manter as pessoas na ignorância. Todos os nossos problemas existem porque desconhecemos ou desprezamos o conhecimento de Deus e Sua sabedoria: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4.6).A diferença entre um líder que multiplica e aquele que não multiplica é a informação que o primeiro possui. A diferença entre riqueza e pobreza é informação. O líder sábio é aquele que deseja aprender para fazer a diferença.Busque sabedoria e não apenas métodos e técnicas. Mais importante que o funcionamento da estrutura, é o tipo de líder que a faz funcionar. O segredo da obra são as pessoas e não os métodos. Se Deus tem o homem, a obra pode ser feita; mas, se não há o homem, nada acontecerá.
Se desejamos mudar uma obra, devemos mudar o seu líder; se desejamos mudar uma igreja, mudemos a liderança. Se o pastor é ferido, as ovelhas são dispersas; mas, quando o líder é curado, todo o rebanho se renova.
Há muitos fatores que explicam ou promovem o crescimento de uma igreja, mas certamente nenhum fator é tão crucial e importante quanto a pessoa do próprio líder. Ele não é a causa única do crescimento, mas sem ele o crescimento dificilmente acontecerá. É por isso que, em toda a Palavra de Deus, não encontramos ênfase alguma em métodos ou estratégias, mas vemos o foco sempre em encontrar o homem certo. Deus pode usar quase qualquer meio para atingir o seu propósito, mas Ele nada fará se não tiver o homem certo. Se Deus tem esse homem, então a obra se realizará.Como Igreja, temos enfatizado muito as estratégias e visões de crescimento, mas nem sempre temos alcançado os resultados desejados. Infelizmente, isso tem acontecido porque temos negligenciado o fator preponderante: o líder. Ele é a chave. É duro dizer, mas cada grupo possui a cara do seu líder e cada líder possui o grupo que merece. Em outras palavras, cada igreja é apenas o resultado do trabalho, zelo e encargo de sua liderança.Nestes dias o Espírito Santo trabalhará para capacitá-lo ainda mais, para o desafio que temos diante de nós. O desafio é sempre a multiplicação, porque, por ela, vêm a conquista e o avanço do reino de Deus.
Procure se deter em valores e princípios espirituais que façam de você o tipo de líder sábio que Deus usa. Evidentemente, nossos alvos ainda são a multiplicação de células e a conquista de muitos desta geração, mas antes de chegar precisamos nos deter no instrumento que o Senhor separou para esse fim: você, líder, líder em treinamento e discipulador.
Nele que é sábio por excelência, com amor e tremor; Pr. Rogério Luiz
0 comentários:
Postar um comentário