O ALVO DO LÍDER DE CÉLULA É TREINAR NOVOS LÍDERES



O ponto central não é ter uma célula grande, com muitas pessoas. É ter uma célula que se multiplica. Se cada membro das células não se transformarem em líderes, os frutos não serão duradouros. (Jo 15.16).
O crescimento da Igreja está baseado na formação de líderes. A prioridade máxima de um líder de célula é identificar líderes auxiliares em potencial e iniciar o processo de discipulado ou mentoreamento.
O objetivo principal dos líderes de células não é sustentar e cuidar da célula.
ð Seu trabalho principal é encontrar, treinar e enviar novos líderes.
A célula não é uma estratégia de organização, mas de liderança. Nosso alvo não é ter membros, mas ter discípulos. Cada membro deve ser treinado para ser um ministro e ser enviado para sua família, escola e trabalho.
ð Além disso cada membro/ministro deve ser treinado para liderar uma célula.
ð Nosso alvo é multiplicar cada célula pelo menos 1 vez por ano.
A estratégia para atingirmos esse alvo é transformar todos os líderes de célula em discipuladores.
CADA LÍDER UM DISCIPULADOR
O limite de células para um discipulador são 8 células. Enquanto o discipulador não atingir esse limite ele poderá remanejar para si todas as multiplicações de suas células. Mas se o discipulador tiver um líder forte e, junto com o seu pastor, sentir paz em multiplicar o discipulado ele poderá fazê-lo tendo apenas 6 células, ou seja, 3 para ele e 3 para o novo discipulador.
ð O alvo é que cada líder de célula se torne um discipulador.
Para isso cada discipulador se reunirá com seus líderes e lhes fará o desafio de se tornarem discipuladores até o final do ano (ou uma data específica). Para atingir o alvo, cada líder de célula deverá constituir três líderes em treinamento na célula.
Teremos agora pelos menos quatro líderes na célula: O líder principal e os líderes em treinamento. Esses líderes em treinamento serão seus discípulos e cooperadores na célula.
Esse processo terá 04 estágios:
1º Estágio: Seleção
O padrão mínimo deve ser considerado:
·      Ter aliança com a Visão da igreja
·      Ter aliança com a liderança (submissão)
·      Ter uma vida consagrada ao senhor, demonstrando um coração ensinável e transparência.
·      Ter a prática diária da oração e leitura bíblica; e jejum semanal.
·      Ter frutificado na função de líder de células, multiplicando-as várias vezes.


2º Estágio: Associação
Esteja próximo do futuro discipulador. Este será um período de comunhão para “conhecimentos preliminares”. Como o relacionamento será de discipulado, converse com ele sobre as coisas triviais da vida: Trabalho, lazer, família, alvos, sonhos, etc. Convide ele para almoçar em sua casa, lanchar ou ir a algum lugar juntos. (Obs: se for mulher, não vá sozinho e vice-versa)

3º Estágio: Instrução
 Será o período de treinamento para liderança, na prática. Estudos sobre a visão de células, Micro-células, reuniões de avaliação, etc.

4º Estágio: Envio
É o período da multiplicação da célula. O líder em treinamento estará pronto para liderar uma célula e frutificar para glória de Deus.
Após selecionar os líderes em treinamento, o líder de célula deverá se encontrar semanalmente com eles.
É a REUNIÃO DE PLANEJAMENTO. O ideal é que ela aconteça um pouco antes ou depois da reunião da célula. Durante esses encontros o líder de célula estudará a VISÃO de células com seus líderes em treinamento, bem como estratégias para alcançar não-crentes e cuidar dos novos membros.

DETALHES DO PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO
Objetivo: multiplicar minha célula no mínimo em três novas células.

ð Para isso preciso treinar pelo menos mais 3 líderes.
Toda a célula será distribuída entre os líderes em treinamento da célula, para que atuem como anjos da guarda e cuidem dos membros.
Assim que a célula atingir 12 pessoas ela se multiplicará, mas, não haverá separação. Serão MICRO-CÉLULAS.

ð Preciso formar MICRO-CÉLULAS que continuarão se reunindo na mesma casa.
A multiplicação poderá ser por 3 ou 4, dependendo da quantidade de líderes em treinamento na célula. Haverá casos em que o espaço físico da casa também limitará a multiplicação das micro-células. O líder deverá adequar.

ð Todas as MICRO-CÉLULAS farão o louvor juntas e se separarão no momento do compartilhamento.
Assim cada líder em treinamento estará com a sua célula, mas na mesma casa.

ð O lanche poderá ser a grande conclusão da reunião.
O alvo é que cada célula se fortaleça durante esse tempo, e cada líder em treinamento esteja completamente seguro para sair com a sua célula.

Na medida em que as MICRO-CÉLULAS forem atingindo um número mínimo de 5 membros e no máximo 7 membros, elas se separarão e começarão a se reunir em outras casas. Lembre-se: MEMBRO é aquele que está consolidado na célula, ou seja, freqüente em todas as reuniões.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls