CANSADOS E SOBRECARREGADOS: DESCANSO PARA A ALMA


 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30)

Muitas coisas podem nos cansar e nos sobrecarregar. Você pode estar cansado do seu trabalho, do seu patrão, da sua mulher, do seu marido, dos seus filhos, das contas, da sua igreja, do seu pastor, dos erros dos outros, de seus constantes pecados, etc. A verdade é que todos nós nos cansamos de tudo. É comum alguém dizer: “cansei de tudo... estou cansado disso”. Jesus disse para os discípulos que haveriam dias difíceis para eles, que com certeza nos alertam sobre dias difíceis que inevitavelmente estão vindo sobre nós: “Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21.34-36).

Muito do nosso cansaço é fruto de ansiedade. O homem por natureza é ansioso. Estamos sempre insatisfeitos com tudo. Ficamos irritados e tensos com aquilo que ainda nem aconteceu, mas que temos medo de que aconteça. Isso vai produzindo cada vez mais carga e peso sobre nossos corações. Nos sentimos sobrecarregados especialmente porque nosso coração se enche da libertinagem e da ansiedade da vida. Ficamos ansiosos em relação a tudo o que nos acontece. Jesus disse: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6.31-33). 
O chamado de Jesus não é para viver irresponsavelmente nessa terra, sem trabalhar ou buscar o sustento diário. O que Jesus está dizendo para nós é que não adianta ficar se preocupando com aquilo que você não pode fazer nada, como por exemplo, o dia de amanhã. Ele nos chama para nos tornarmos mansos e humildes no coração. É decidir pela fé entregar todas as preocupações nas mãos dEle e transformar toda ansiedade em oração. Paulo disse: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7-8).

Não haverá descanso para a alma e consequentemente para o corpo, se não aprendermos com a mansidão e a humildade de Jesus. Jesus sempre se manteve firme no propósito de cumprir a vontade do Pai. Ele manteve-se concentrado nesse propósito e por isso jamais foi ansioso. O único momento em que vemos Jesus demonstrar algum tipo de ansiedade foi na noite de sua prisão. No entanto, não podemos chamar de ansiedade, mas de angústia. Ansiedade é quando nos preocupamos com algo que nós nem sabemos se vai acontecer e que ainda está longe de acontecer. Jesus estava angustiado porque ele seria preso naquela mesma noite e seria morto no outro dia.
Isso nos leva a entender que não podemos negar nossos reais sentimentos e angústias. De fato iremos enfrentar situações de agonia e dor. Mas, precisamos aprender com Jesus a não vivermos ansiosos sobre tudo, mas descansar Nele. Se você está cansado e sobrecarregado com as coisas dessa vida, então creia na promessa de Jesus e vá até Ele pela fé afim de encontrar descanso para sua alma. O escritor aos hebreus disse: “Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso...” (Hebreus 4.3). É somente pela fé que podemos manter nossas mentes livres e descansadas das ansiedades e preocupações da vida. É pela fé em Jesus que descansamos.

Um dos reais motivos porque as pessoas deixam de seguir a Jesus são os espinhos da vida. Na parábola do semeador Jesus conta sobre o seguinte tipo de pessoa: “As (sementes) que caíram entre espinhos são os que ouvem (a Palavra), mas ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem” (Lucas 8.14). Não deixe as preocupações da vida produzirem ansiedade no seu coração, e se você vive ansioso, decida caminhar pela fé em direção a Jesus e viva descansado.
Texto do Pr. Adriel Alexandre (pastor na igreja Vinha), para ver mais textos e vídeos desta igreja acesse: www.simplesmentejesus.net

1 comentários:

Nação Santa disse...

Foi uma mensagem simples, como o Evangelho de Jesus é simples, mas profundamente edificante. Deus falou muito comigo através desta palavra!!!

De: Kátia Lenina

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls